Portugal perde jogo amigável em Paris

Má entrada e erros na defesa ditaram derrota

Benfica e Porto vencem em casa

Encarnados tiveram 13 minutos diabólicos, depois de 75 sofríveis; Porto venceu com mais um colombiano vindo do banco a resolver

Sporting goleia em Penafiel

Leões acordaram no segundo tempo para conquistar a segunda goleada consecutiva fora

Benfica é ainda mais último na Champions

Noite terrível dos encarnados em Leverkusen

Super-suplente Jackson salva o Porto

Colombiano entrou na segunda-parte para evitar a derrota dos dragões

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Serie A - 5ª Jornada


A goleada sofrida em casa pelo Inter frente ao Cagliari, em Milão, é o grande destaque da 5ª jornada da Serie A. A expulsão de Nagatomo não justifica o total desnorte da equipa de Mazzarri frente ao Cagliari. Ekdal foi o homem-do-jogo, ao fazer 3 golos.

Na frente, Roma e Juventus a liderança repartida, com cinco vitórias em outros tantos jogos. Os romanos receberam e venceram o Hellas Verona por 2-0, com golos de Florenzi e Destro, enquanto a campeã Juventus bateu o Atalanta, em Bergamo, por esclarecedores 3-0. Tévez fez dois golos, com Morata a fechar o resultado. O Napoli conseguiu um triunfo difícil em casa do Sassuolo, com um golo de Callejón e o Milan não foi além de um empate em casa do Cesena, com golos de Succi, para os da casa, e Rami para a equipa de Inzaghi. Em Turim, Quagliarella ainda deu vantagem ao Torino, mas Babacar empatou para a Fiorentina. Em Palermo, Djordijevic foi a estrela, ao fazer um hat-trick, com Parolo a completar o 0-4 para a Lazio.



A FIGURA


Albin Ekdal. O médio sueco conseguiu um extraordinário hat-trick em pleno San Siro e em apenas 15 minutos, na histórica goleada do Cagliari em casa do Inter.

GOLOS DA JORNADA

Destro vs. Verona



Ekdal vs. Inter



Heurtaux vs. Parma

Premier League - 6ª Jornada


Muita emoção, dois derbys, mas muito poucas surpresas no fim-de-semana da Premier League. O Chelsea voltou a vencer, com Diego Costa mais uma vez a resolver. Oscar e Willian fizeram os outros golos da vitória por 3-0 sobre o Aston Villa, que mantém o Chelsea como líder isolado.

Nos derbies de sábado, nenhuma equipa se superiorizou e ambos acabaram empatados a 1 golo. Em Anfield, o Liverpool esteve perto da vitória, mas um tiraço de Jagielka impediu que os reds regressassem aos triunfos. No derby de Londres, Chadli ainda adiantou o Tottenham, mas Oxlade-Chamberlain empatou o jogo para o Arsenal, que jogava em casa. Ainda no sábado, ambas as equipas de Manchester venceram. O City foi a casa do Hull City vencer por 4-2. Os citizens estiveram a vencer por 2-0, deixaram-se empatar ainda antes do intervalo, mas voltaram para a frente com golos de Dzeko e Lampard. Já o United voltou aos triunfos, batendo o West Ham por 2-1 em Old Trafford, com golos de Wayne Rooney e van Persie. De destacar ainda a vitória do Southampton frente ao QPR, mantendo assim o 2º lugar.



A FIGURA



Graham Dorrans. O médio do West Bromwich esteve em plano de destaque na goleada da jornada, aplicada pelo WBA ao Burnley. Para além do golo, Dorrans assistiu os seus colegas por duas vezes e foi sempre o homem em foco na partida.

GOLOS DA JORNADA

Austin vs. Southampton


Jagielka vs. Liverpool

Pellè vs. QPR


Primeira Liga - 6ª Jornada


A jornada 6 da Liga Portuguesa viu o Benfica aumentar para 4 a vantagem para o Porto e para 6 a vantagem para o Sporting, acabando por ser o grande vencedor da jornada. Pode ler a crónica do jogo Estoril-Benfica aqui e do clássico Sporting-Porto aqui.

Nas restantes partidas da jornada, o Braga regressou às vitórias batendo o Rio Ave por esclarecedores 3-0. Zé Luis, Ruben Micael e Pardo fizeram, na segunda parte, os golos da equipa de Sérgio Conceição. Em Arouca, um golo madrugador de Rui Pedro valeu os 3 pontos à Académica, enquanto o Marítimo goleou o Vitória de Guimarães por 4-0, com Edgar Costa, Fransérgio (2) e Maazou a marcarem na primeira parte. O Boavista mantém a sua subida de forma, depois de bater o Gil Vicente por 3-2. Simy colocou os gilistas a vencer por duas vezes, mas Philipe Sampaio e Anderson Carvalho (2) deram a vitória à equipa de Petit. Moreirense e Penafiel empataram a zero enquanto o Vitória de Setúbal e o Paços de Ferreira bateram o Nacional e o Belenenses, respetivamente, por 2-0. Lupeta e Miguel Pedro fizeram os golos para os sadinos, Urreta e Bruno Moreira marcaram para o Paços.



A FIGURA



Anderson Carvalho. Quando todos esperavam um Boavista na cauda da tabela, os axadrezados conseguem estar há três jogos sem perder, muito por culpa de Anderson Carvalho. O médio boavisteiro fez nesta jornada dois golos e continua a contribuir para a surpreendente campanha da equipa de Petit.

GOLOS DA JORNADA

Simy vs. Boavista



Talisca vs. Estoril


Urreta vs. Belenenses

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

La Liga - 6ª Jornada


Messi chegou ao golo 400, Ronaldo já vai em 10 esta temporada e o Valência deixou a liderança. Assim foi a jornada 6 da Liga Espanhola. Mas vamos por partes: o Barça recuperou da má exibição (e resultado) a meio da semana e bateu em casa o Granada por esclarecedores 6-0, com Neymar e Messi em destaque. O brasileiro fez um hat-trick, enquanto o argentino atingiu um número redondo na carreira: 400 golos. Para além dos três de Neymar e dos dois de Messi, Rakitic também fez o gosto ao pé.

No sempre difícil El Madrigal, o Real Madrid decidiu o jogo no primeiro tempo. Modric abriu o ativo com um excelente golo e Ronaldo fechou a contagem a 5 minutos do intervalo. Em Madrid, com o português Tiago em campo, o Atlético derrotou o Sevilha de Beto, Figueiras e Carriço por 4-0. Koke, Ñíguez, Raul Garcia e Jimenez apontaram os golos do campeão. Já o Valencia de Nuno Espírito Santo perdeu a liderança com o empate em casa da Real Sociedad. Carles Gil ainda colocou o Valencia na frente mas Sergio Canales repôs o empate.



A FIGURA



Lionel Messi. O argentino não atingiu apenas os 400 golos da carreira. Messi bisou no sábado e ainda assistiu por duas vezes os seus colegas na vitória gorda do agora líder isolado. Um fim-de-semana em cheio para Leo!

GOLOS DA JORNADA

Edgar vs. Deportivo



Messi vs. Granada


Modric vs. Villarreal

Bundesliga - 6ª Jornada


O azul foi a cor da jornada na Alemanha. No Revierderby, o Schalke bateu o rival Borussia Dortmund, afundando a equipa de Klopp e ascendendo ao 10º lugar. Matip e Choupo-Moting colocaram a equipa da casa a vencer por 2-0, mas ainda na 1ª parte, Aubameyang reduziu a desvantagem.

Nas outras partidas da jornada, o líder Bayern foi a Colónia vencer por 2-0, mantendo a liderança. Götze e Halfar (auto-golo) fizeram os tentos dos bávaros que se distanciaram do Leverkusen. A equipa de Schmidt não foi além de um empate em Friburgo e perdeu o 2º lugar, que é agora ocupado pelo Borussia Monchengladbach, que foi a casa do Paderborn vencer por 2-1, com golos de Herrmann e Raffael. Noutro dos grandes jogos da ronda, o Wolfsburgo recebeu e bateu o Werder Bremen. Rodríguez abriu o ativo, com Busch a empatar ainda antes do intervalo. Ivica Olic deu, já na segunda parte, a vitória à equipa de Dieter Hecking. Por fim, o Eintracht bateu o Hamburgo fora de casa por 2-1, o que o levou até ao 7º lugar e deixou o Hamburgo em maus lençóis. Nota para o golo da vitória, apontado por Piázon já aos 90 minutos, um autêntico golaço!



A FIGURA



Daniel Schwaab. O defesa do Estugarda fez o único golo da partida frente ao Hannover, garantindo os 3 pontos para a sua equipa e retirando-a dos últimos lugares. O ex-Leverkusen mostrou-se presente na defesa e no ataque fez respirar melhor (mais) um histórico clube alemão em maus lençóis.

GOLOS DA JORNADA

Piázon vs. Hamburg SV




Rodríguez vs. Werder Bremen




Wemmer vs. M'Gladbach


sábado, 27 de setembro de 2014

Benfica aproveita empate no clássico, apesar do susto


O Benfica aproveitou o empate dos rivais e aumentou para 4 e 6 pontos a sua vantagem para Porto e Sporting, respetivamente. Uma entrada feroz fazia adivinhar um jogo descansado e de gestão para Leverkusen, mas a reação estorilista ainda fez tremer o campeão. Apesar disso, Lima voltou a colocar o Benfica a vencer já depois da expulsão de Cabrera, mantendo o Benfica na frente do campeonato com vantagem mais alargada. Talisca voltou a estar em evidência.

ESTORIL

Início terrível da equipa de Couceiro. Desconcentrações constantes, demasiado espaço para os homens mais avançados do Benfica, pouca agressividade e uma demonstração de como não entrar num jogo de futebol. Aos poucos, os estorilistas melhoraram, muito devido ao repentismo de Kuca e assustaram várias vezes o Benfica até ao chegar ao golo. Na segunda-parte surgiu o segundo golo e um abrandamento da equipa da casa que voltou à casa de partida após a expulsão de Cabrera. Após o golo do Benfica foi notória a incapacidade dos canarinhos para reagir, mas fica na retina a luta e a capacidade de recuperação depois de um início horrível.


Kléber deu muito trabalho e promete renascer neste Estoril, o rápido Kuca criou sempre perigo e esteve fantástico na jogada do segundo golo. Sebá deu menos nas vistas mas também criou perigo e Diogo Amado recompôs-se da má entrada com uma boa exibição nos últimos 60 minutos da partida. Pela negativa, a defesa do Estoril revelou-se demasiado lenta e permissiva, Filipe Gonçalves esteve sempre no lugar errado e Cabrera foi expulso de maneira completamente escusada.

BENFICA

A entrada em jogo fazia prever uma tarde descansada para o clube da Luz, mas não foi isso que aconteceu. O jogo foi mexido e o Benfica até podia ter chegado ao 3 ou 4-0, como também podia ter deixado o Estoril reduzir. Ainda assim, notou-se depois do 2-2 e principalmente depois da expulsão de Cabrera que mais cedo ou mais tarde o Benfica iria passar para a frente. De realçar do lado da equipa de Jorge Jesus a capacidade atacante que esta já demonstra, com combinações interessantes e posicionamentos e movimentos já bem definidos. Pela negativa, a defesa. Continua a haver muita permeabilidade, principalmente na zona de Jardel e Eliseu.


Individualmente, Gaitán. Jogou, fez jogar, correu quilómetros para defender e atacar e parecia que cada passe que fazia tinha um chip direcionado para um colega. Incrível a qualidade daquele que é provavelmente o melhor jogador a atuar em Portugal neste momento. Enzo esteve mais uma vez em todo o lado, Talisca mostrou qualidade no ataque mas dificuldade nos posicionamentos defensivos, o mesmo acontecendo com Derley, que substituiu o jovem brasileiro e mexeu com o jogo. Salvio esteve bastante irrequieto e Samaris ganhou boa parte dos seus lances, aparecendo também bem a atacar depois do 2-2. Negativamente, Jarde, Maxi e Eliseu deram demasiado espaço a Kuca, Sebá e Kléber. Ola John esteve longe do que conseguiu fazer frente ao Moreirense e Lima mostrou algma displicência, ainda que apontando excelentes movimentações.

O LADO POSITIVO

Futebol de ataque e intenso, com Kuca e Gaitán à cabeça. Foi um excelente jogo de futebol, coisa rara no futebol português. Ambas as equipas com os olhos na baliza adversária e dois homens com estilos de jogo diferentes, mas que fizeram todo o jogo girar à sua volta. O irrequieto Kuca foi claramente a melhor unidade do Estoril, enquanto Gaitán foi o homem-do-jogo, usando o seu toque de Midas para provocar o pânico sempre que a bola chegava aos seus pés.

O LADO NEGATIVO

A expulsão de Cabrera. Consideramos a expulsão totalmente justa, mesmo que se possa dizer que Enzo tentou arrancar a expulsão, a verdade é que o estreante uruguaio foi demasiado imprudente para alguém que já estava amarelado. O jogo passou a partir daí a ter um só sentido e perdeu a espetacularidade e imprevisibilidade de antes.

Primeira parte para um, segunda para outro e empate no fim


Terminou mais um clássico do futebol português e mais uma vez empatado. Como sempre, muita luta, muita falha e a mesma sensação dos dois lados: faltou-nos algo. E quem pode aproveitar até é mesmo o Benfica. As águias podem ficar mais 6 pontos que o Sporting e mais 4 do que o Porto caso derrotem o Estoril amanhã. São vantagens que já estamos habituados a ver serem destruídas, mas a equipa de Jorge Jesus pode mesmo ganhar uma força extra face aos dois rivais, sem que ninguém tenha mostrado ainda estar perto daquilo que pode e sabe fazer.

SPORTING

Há luta e vontade, mas falta muita coisa a este Sporting. Os leões duraram 45 minutos em alta rotação, com pressão constante, mas as pernas só deram para a primeira-parte. Na segunda, só as alterações mexeram um pouco com os leões.


Carrillo e Nani estiveram mexidos no primeiro tempo, João Mário apareceu bem a pressionar ofensivamente e Jonathan, para lá do golo, conseguiu parar Quaresma. No segundo tempo notaram-se as dificuldades físicas e técnicas. William foi talvez o mais esclarecido dos leões neste período, com Slimani a dar trabalho e Rui Patrício a segurar o empate. Pela negativa, Adrien esteve afastado do jogo, apesar da luta e os centrais voltaram a demonstrar nítidas dificuldades na construção. O auto-golo de Sarr acaba por não ser o seu pior momento do jogo.

Falta ainda a Marco Silva dar a esta equipa capacidade de construção a partir de trás (Maurício e Sarr são demasiado maus com a bola nos pés) porque o pontapé para a frente para Slimani segurar é muito pouco. Para além disso, o argelino até consegue ganhar as suas lutas, mas falta sempre o apoio que tem de ser dado por um médio-ofensivo ou segundo-avançado que não existe neste Sporting.

FC PORTO

Acaba por ser estranho o facto de uma equipa construída para ter a bola e a trocar entre os seus jogadores ser mais perigosa no contra-ataque e jogadas individuais. A primeira-parte não existiu para o Porto, muito por culpa do meio-campo que Lopetegui apresentou. Faltou um médio criativo a este meio-campo, que tanto podia ser Evandro como depois foi... óliver Torres. E aí residiu a diferença do Porto dos primeiros para os segundos 45 minutos.


Na primeira-parte, tudo mau. Muita bola entre os centrais e o guarda-redes, falta de agressividade a meio-campo e de criatividade na frente. Fabiano esteve mal no golo, Ruben Neves e Quaresma não apareceu, Brahimi tentou sempre sozinho e Jackson esteve muito desapoiado.

Na segunda, o festival Óliver-Tello. Os dois espanhóis mexeram com o jogo do Porto e criaram tudo o que era ataque de perigo. Casemiro passou também a querer mais a bola, Herrera mais recuado e mais perto do seu "habitat natural" construiu mais e melhor (fez um passe mortífero que Tello desaproveitou) e Indi assumiu-se como patrão na defesa.

O LADO POSITIVO

A qualidade de Óliver e Nani. Não que tenha sido o jogo mais bem conseguido do português em Alvalade, mas Nani é um talento à parte neste plantel. O extremo desequilibrou o Porto quando decidia apostar nas jogadas pelo corredor central e aí esteve a chave do primeiro tempo. Já o espanhol mexeu com tudo. Jogou e fez jogar, isolou colegas e provocou o pânico sempre que a bola lhe chegou aos pés.

O LADO NEGATIVO

O início portista e o adormecimento leonino. O Porto entrou mal. Fez tudo mal nos primeiros 45'. Aliás, Lopetegui terá de rever aquela primeira-parte uma e outra vez para garantir que a equipa não volta a entrar tão mal. E o problema é que isto não é de hoje. Já com Moreirense e Vitória de Guimarães os dragões estiveram mal no início.
O Sporting marcou cedo parecia embalado para uma boa noite. Mas a falta de pernas e a má preparação da segunda-parte mostrou um Sporting demasiado vulnerável. O meio-campo não existiu para lá de William (Óliver e Herrera venceram a batalha no segundo tempo), Jonathan Silva acusou a falta de jogos e Carrillo e Nani foram incapazes de compensar defensivamente.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

NBA preview: Southwest Division


A NBA volta já no próximo mês, com muitas novidades e o mesmo espetáculo a que nos habituou. O Hoops & Goals apresenta-lhe, durante os próximos dias, a sua previsão para mais uma fantástica época da melhor liga do mundo. Seguimos hoje pela Southwest Division, da Conferência Oeste.


DALLAS MAVERICKS


Depois do surpreendente título em 2011, a verdade é que pouco se tem ouvido falar dos Mavericks. Há qualidade e muita alma e vontade em Dallas, mas a verdade é que Nowitzki e companhia têm ficado para trás, mesmo chegando aos playoffs. Por isso, Mark Cuban decidiu entrar em ação este ano e fez regressar Tyson Chandler, para além do desvio surpresa de Chandler Parsons e de Richard Jefferson e Jameer Nelson. Com opções em todas as posições, os Mavericks podem acreditar num ano melhor e, quem sabe, numa repetição de 2011, embora muito improvável.


Cinco-base: Nelson, Ellis, Parsons, Nowitzki e Chandler.
Melhor cenário possível: 3º lugar da conferência com eliminação na final de conferência
Pior cenário possível: 7º lugar da conferência com eliminação na 1ª ronda
Jogador-chave: Dirk Nowitzki
Revelação: Chandler Parsons
Previsão H&G: 5º lugar da conferência


HOUSTON ROCKETS


Os Houston Rockets acabaram por ser uma das equipas que pior se saiu na offseason. Com o claro intuito de trazer mais uma estrela para a sua equipa (Bosh e Carmelo foram os mais falados), os Rockets não só falharam redondamente como ainda perderam Chandler Parsons e Jeremy Lin. É verdade que garantiram uma das revelações da temporada passada (Trevor Ariza) mas para uma equipa que quer chegar ao nível mais alto da NBA, o mês de Julho foi uma completa desilusão. Resta à equipa de Harden, Howard e companhia tentar fazer melhor com menos, o que se adivinha ser um desafio tremendo.

Cinco-base: Beverley, Harden, Ariza, Jones e Howard.
Melhor cenário possível: 4º lugar da conferência com eliminação na 2ª ronda
Pior cenário possível: 9º lugar da conferência
Jogador-chave: James Harden
Revelação: Nick Johnson
Previsão H&G: 7º lugar da conferência


MEMPHIS GRIZZLIES


Um dos franchises mais subvalorizados da NBA mora em Memphis. Sempre colocados pelas casas de apostas em posições não muito elevadas, os Grizzlies conseguem sempre superar-se e surpreender, ano após ano. Assente numa defesa pressionante e num excelente jogo interior, os Grizzlies voltam este ano a ficar esquecidos pelos analistas, porque convenhamos, não apresentam super estrelas, mas tentarão mais uma vez deixar boquiaberto o mundo da NBA. Este ano, para além de não terem perdido nenhum nome importante, juntaram ainda Vince Carter, Michael Beasley, Earl Clark e Jordan Adams.

Cinco-base: Conley, Allen, Carter, Randolph e Gasol.
Melhor cenário possível: 7º lugar da conferência com eliminação na 1ª ronda
Pior cenário possível: 11º lugar da conferência
Jogador-chave: Zach Randolph
Revelação: Jordan Adams
Previsão H&G: 9º lugar da conferência


NEW ORLEANS PELICANS


Houve investimento no último ano, mas os Pelicans não corresponderam ao esperado e, embora Anthony Davis se vá aproximando a passos largos de se tornar um dos melhores jogadores da NBA, os outros que deviam fazer a diferença têm regredido. Holiday, Andersen, Evans e Gordon ficaram abaixo do esperado, deixando o trabalho duro todo para Davis. Esta temporada, a equipa de New Orleans acrescentou Omer Asik e Jimmer Fredette numa tentativa de melhorar o jogo defensivo e o lançamento exterior. É difícil adivinhar o que podem fazer os Pelicans, sendo certo que Anthony Davis se continuará a impor como um dos mais fortes postes no jogo.

Cinco-base: Holiday, Gordon, Evans, Davis e Asik.
Melhor cenário possível: 8º lugar da conferência com eliminação na 1ª ronda
Pior cenário possível: 15º lugar da conferência
Jogador-chave: Anthony Davis
Revelação: Jimmer Fredette
Previsão H&G: 12º lugar da conferência


SAN ANTONIO SPURS


Campeões, por fim. O ano de 2014 trouxe uns Spurs dominadores, uma equipa como há muito não se via e com uma capacidade para se superar, ainda para mais depois das finais de 2013. Sem estrelas como LeBron James ou Kevin Durant, os Spurs apostaram no team play e retiraram os frutos daí: todos os jogadores envolvidos num título mais que merecido. A equipa de San Antonio parte para 2014/15 como favorita, o que até pode ser negativo, já que os Spurs sempre se saíram melhor quando ninguém dava nada por eles. Ainda assim, a equipa do Texas manteve toda a sua estrutura e espera repetir a dose no próximo ano.

Cinco-base: Parker, Green, Leonard, Diaw e Duncan.
Melhor cenário possível: 1º lugar da conferência com vitória nas finais da NBA
Pior cenário possível: 3º lugar da conferência com eliminação na 2ª ronda
Jogador-chave: Kawhi Leonard
Revelação: Kyle Anderson
Previsão H&G: 1º lugar da conferência

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

De Reino destruído a Império de esperança


Era uma vez, para os lados da Luz, um pequeno terreno que muitos ambicionavam. Com tapete relvado, três postes e uns bons metros quadrados de rede, muitos se aventuraram para o conseguir, mas poucos foram os que tiveram mãos (literalmente) para ele. Costa Pereira, Bento e um santo de nome Michel, tornaram esse espaço num lugar de responsabilidade superior e difícil de conquistar. Um espaço chamado Baliza do Benfica.

Mais de uma década passou desde que Saint Michel abandonou o seu trono. Muitos bravos, jovens e não tão jovens, tentaram apoderar-se do tapete relvado, com três postes e uns bons metros quadrados de rede desde então. Todos falharam, quase todos por nítida falta de capacidade. A Baliza do Benfica parecia afastar qualquer pretendente que dela se tentasse aproximar.

Mas é então que surge do nada, um homem que rapidamente herdou o título de Rei. Um tal de Artur, até esse momento quase desconhecido, perdido por entre os lugares mais distantes da côrte de Roma, prometia defender o seu reino com unhas e dentes, afastando qualquer inimigo que se aproximasse. Porém, tão depressa como ganhou o seu título, Artur passava a prisioneiro pronto para ir à forca. De repente, o destemido Rei, ganhou medo, a sua fortaleza ruiu como um baralho de cartas e qualquer pretendente tinha passe-livre para usar a Baliza do Benfica e roubar o que queria.

Pelo meio, um jovem estrangeiro apareceu e descansou as hostes que temiam mais uma vez por uma crise no tapete relvado, com três postes e uns bons metros quadrados de rede. Mas tão rápido apareceu como desapareceu, qual D. Sebastião por entre o nevoeiro, sem idade para saber sequer o que queria fazer da sua vida.

O desaparecimento de D. Oblak voltava a trazer preocupações, que Artur conseguiu afastar durante pouco tempo, para depois destruir de vez o seu reino. Exigia-se uma mudança no poder. De reino destruído, a Baliza do Benfica passou no último fim-de-semana a Império de Esperança. O povo aguarda ansiosamente por um período de conquistas do Imperador Júlio César no tapete relvado, com três postes e uns bons metros quadrados de rede. Será o experiente Imperador capaz de tomar conta da Baliza do Benfica?

NBA Preview: Atlantic Division


A NBA volta já no próximo mês, com muitas novidades e o mesmo espetáculo a que nos habituou. O Hoops & Goals apresenta-lhe, durante os próximos dias, a sua previsão para mais uma fantástica época da melhor liga do mundo. Começamos hoje pela Atlantic Division, da Conferência Este.


BOSTON CELTICS


Os históricos Celtics apresentam-se com muita juventude e potencial. A equipa de Boston tem mostrado ao longo dos últimos anos ser um exemplo de como reconstruir um franchise, depois de uma geração dourada que contava com Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen. Resta ainda Rondo em Boston, mas a sua permanência não é totalmente certa. Ainda assim, Danny Ainge tem-se sabido precaver e haverá opções caso o base acabe mesmo por abandonar. Os C's não deverão ser já uma equipa a ter em conta na luta pelo anel ou até mesmo pelos playoffs, mas a juventude e capacidade potencial existente no roster aponta para o regresso dos gigantes de Boston daqui a alguns anos. Smart, Young, Sullinger, Olynyk, Pressey e Bradley. Decorem estes nomes. E mesmo que não os decorem não se preocupem, vão ouvi-los muitas vezes nos próximos anos.

Cinco-base: Rondo, Bradley, Green, Sullinger e Olynyk.
Melhor cenário possível: 8º lugar da conferência, com eliminação na 1ª ronda
Pior cenário possível: 13º lugar da conferência
Jogador-chave: Rajon Rondo
Revelação: Marcus Smart
Previsão H&G: 10º lugar da conferência


BROOKLYN NETS


Sem adições de maior e ainda com a saída de Pierce e a indefinição acerca da situação de Garnett, os Brooklyn Nets partem para 2014/15 com vontade de fazer mais, mas provavelmente sem a capacidade para tal. Brooklyn Lopez estará de volta, Jarret Jack é uma boa adição, mas tirando Williams e Johnson, a equipa de Nova Iorque não tem ninguém capaz de a elevar para o nível seguinte. Embora os playoffs sejam uma meta totalmente atingível, sair das primeiras rondas não se avizinha fácil. Os Nets atingiram neste momento um patamar do qual não conseguem sair, estagnaram e caso os seus jogadores não se transcendam, o cenário até pode piorar.

Cinco-base: Williams, Johnson, Anderson, Plumlee e Lopez.
Melhor cenário possível: 5º lugar da conferência com eliminação na 2ª ronda
Pior cenário possível: 9º lugar da conferência
Jogador-chave: Joe Johnson
Revelação: Bojan Bogdanovic
Previsão H&G: 7º lugar da conferência


NEW YORK KNICKS



A temporada passada foi demasiado difícil  para os Knicks. Embora estejam na conferência menos competitiva e com um dos melhores marcadores da atualidade, a equipa de Nova Iorque não conseguiu chegar sequer aos playoffs. Vai daí, o "Zen Master" assumiu o comando das operações e foi buscar o recém-reformado Derek Fisher, homem da sua confiança nos seus tempos áureos em Los Angeles. O objetivo para 2015 é simples: garantir um lugar nos playoffs. Há gente nova e com qualidade, mas a saída de Chandler pode complicar as coisas para uma equipa já de si defensivamente fraca. Conseguirão Carmelo, Smith, Shumpert, Stoudemire e restante equipa pôr alguns dos problemas de lado e colocar os Knicks no lugar que todos expectam?


Cinco-base: Calderon, Shumpert, Anthony, Bargnani e Dalembert.
Melhor cenário possível: 6º lugar da conferência com eliminação na 1ª ronda
Pior cenário possível: 9º lugar da conferência
Jogador-chave: Carmelo Anthony
Revelação: Iman Shumpert
Previsão H&G: 8º lugar da conferência


PHILADELPHIA 76ERS


Sem nada a perder e com o futuro pela frente, assim se apresentam os Sixers para a nova época. Depois de uma época virada para a obtenção de um bom lugar no draft, a equipa de Philadelphia garantiu o poste Joel Embiid (que provavelmente vai ficar de fora durante toda a temporada) e o extremo Dario Saric. A equipa ainda não dá garantias de sucesso para os tempos mais próximos, mas já há matéria-prima para quase todas as posições e, quem sabe, os 76ers até podem fazer uma gracinha. Ainda assim, devem estar presentes nas posições mais altas do próximo draft.

Cinco-base: Carter-Williams, Wroten, Anderson, Saric e Noel.
Melhor cenário possível: 10º lugar da conferência
Pior cenário possível: 15º lugar da conferência
Jogador-chave: Michael Carter-Williams
Revelação: Nerlens Noel
Previsão H&G: 12º lugar da conferência


TORONTO RAPTORS



Os Raptors voltaram a orgulhar o Canadá e prometem fazer tudo para melhorar o desfecho em relação à época passada. E a verdade é que têm mais do que capacidade para o fazer. Depois da eliminação inglória às mãos dos Nets, a equipa de Toronto conseguiu manter a sua espinha-dorsal e acrescentar ainda o versátil marcador de pontos, Lou Williams. Não sendo de esperar sequer o título de conferência, os Toronto apresentam-se ainda assim como favoritos a vencer a sua divisão,consigam manter o seu nível de jogo.


Cinco-base: Lowry, DeRozan, Ross, Johnson e Valanciunas.
Melhor cenário possível: 3º lugar da conferência com eliminação na 2ª ronda
Pior cenário possível: 7º lugar da conferência com eliminação na 1ª ronda
Jogador-chave: DeMar DeRozan
Revelação: Terrence Ross
Previsão H&G: 5º lugar da conferência